domingo, 6 de dezembro de 2015

Cuidado com o Focus X: propagandas que falam sobre "aumento de QI" são falsas

*PUBLICAÇÃO ATUALIZA DIA 29/05/2016 PARA INFORMAR:
Resolução publicada nesta quarta-feira, 25 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), pela Anvisa, proibiu a fabricação, comercialização e distribuição do suplemento Focus X em todo o Brasil.

*PUBLICAÇÃO ATUALIZADA DIA 18/12/2015 PARA ENFATIZAR O SEGUINTE:
Propagandas que fazem promessas de "aumento de QI" não são vinculadas à empresa que o produz ou a que o revende.

E PARA ACRESCENTAR O SEGUINTE:
Para mais informações sobre um suplemento com alegações similares, o Genius X, clique aqui.

Até mesmo a TV Cultura caiu nessa. Não existe NZT-48: o Focus X é um suplemento alimentar - e só beneficia quem tem carências nutricionais



Recentemente, eu recebi dois comentários muito parecidos aqui no blog. Os leitores me questionaram a respeito de uma composição chamada de Focus X. O nome já dá  pistas do que se trata. Focus X é alguma mistureba de nootrópicos vendida por uma start-up norte-americana, certo?

Não, errado. Uma googlada depois, eu descobri que, apesar do nome americanizado, o Focus X é verde e amarelo. Mais que isso: também li que essa maravilha nacional - que não é remédio, mas, sim, um suplemento "totalmente natural" - seria capaz de aumentar o meu QI em 47%! Que proposta atraente. Veja com seus próprios olhos o print screen de um dos maiores sites de venda:



Cartão de crédito em mãos. Eu estou pronto para ir às compras. Não, espera aí... A alegação é surpreendente - mas também atiçou o meu ceticismo. Aumentar o QI em 47% já seria uma propriedade absurda mesmo para uma substância de controle especial, como o Stavigile (modafinila). Imagina, então, se aquele mero suplemento sem tarja alguma iria aumentar meu QI em tantos números.

Pois é. Bom demais para ser verdade. Essas alegações são uma grande farsa. Só que tudo foi engenhosamente armado por um cyber-escroque - que pensou nos mínimos detalhes.

Mas por que tantas pessoas caem isso? O Focus X é uma sedução porque promete algo que todos querem: raciocínio mais veloz, uma mente infatigável, memória de elefante e uma inteligência que daria inveja ao Einstein. Dizem que quando a promessa é boa, até o santo desconfia.

Não é o caso do Focus X, em que a propaganda é tão bem-feita que até os descuidados jornalistas da TV Cultura caíram no papo furado. Sem checar as fontes, os editores do jornal permitiram passar a reportagem abaixo, totalmente irresponsável - e que fere qualquer princípio de jornalismo:



A propaganda do Focus X foi montada com requintes de preciosismo. Todos os detalhes foram meticulosamente calculados para convencer de que quem tomasse a pílula viraria o personagem do Bradley Cooper em "Sem Limites". Segundo os jornalistas do site Boatos.org, esta é "a mentira mais organizada que a equipe viu nos últimos tempos".

A mentira por trás de um site de propaganda

No dia 27 de outubro de 2015, entrou no ar o moda-hoje.com/noticia. Quem não ler com a atenção o link no navegador, vai pensar que está no website Concursos no Brasil - um portal de notícias legítimo. Todo o layout do Concursos Brasil foi plagiado: desde a logo até o menu.

O que se tem a seguir é um artigo, que conta a história de um gari de São Paulo, o José Rodrigues. Nesse artigo, prevalece um tom característico do jornalismo sério - uma artimanha para convencer quem lê. Maquiando a história com um tom de repórter, o autor consegue tornar a fábula em uma narrativa verossímil.

Olha quanta baboseira: a "reportagem" diz que o pobre gari José - que havia estudado só até a quinta série - usou um novo suplemento cerebral, oferecido por um amigo. Pronto: sob os efeitos daquela substância completamente natural, José estudou de véspera para o concurso de Técnico da Receita Federal - e passou.

Mas não é que o José Rodrigues parece bastante com o também gari Renato Sorriso? Certamente Sorriso, que talvez seja o gari mais famoso do Brasil, ficará feliz em saber que tem um irmão gêmeo - que também era gari - e conquistou uma vaga num disputado concurso público. Pelo menos nos conta o falso site do Concursos Brasil.



E a história segue adiante. Reforço: sempre com a linguagem séria de um jornal investigativo. A pílula mágica seria capaz de aumentar a memória, deixar o usuário "super-focado" e também cheio de energia. Não é à toa que, segundo a "notícia", os megaempresários, cientistas e estudantes norte-americanos - de Harvard a Stanford - estão usando a versão americana do Focus-X como M&M's.

O texto pode ter caráter jornalístico - mas é importante notar que, por trás dessa roupagem, ele é uma propaganda. E o autor faz uso de estratégias clássicas de venda ao longo do artigo. Uma delas é criar um senso de urgência. O falso repórter diz que a elite econômica brasileira faz pressão na Justiça para que o produto seja vendido apenas sob preços astronômicos. No entanto, o fabricante disse à equipe da "reportagem" que o Focus X ainda é vendido pelo preço original. Que sorte!

A mensagem é clara: as mentes mais ricas do país não querem que você use o Focus X. Isso porque você se tornaria tão Eddie Morra, do Sem Limites, que logo ameaçaria o poderio deles sobre a economia brasileira. Então, é preciso correr para comprar o seu produto!

Apesar dos supostos numerosos trâmites legais que correm na Justiça sobre o Focus X, não encontrei um que fosse. Em consulta ao JusBrasil - que dá acesso gratuito a toda informação jurídica brasileira - esses são os resultados para a pesquisa que fala sobre o Focus X no último ano:



Curioso, pois, segundo a "reportagem", a Justiça também teria se pronunciado sobre a aprovação do gari José Rodrigues. Segundo os juízes, aquilo não era doping - já que o produto é "totalmente natural". A database do JusBrasil deve estar desatualizada. Mas aproveito para falar do mito do 100% natural: ópio também é completamente natural. Existe uma boa razão, porém, para você não usá-lo no seu dia-a-dia.


Ainda, o website trás um print screen de uma matéria especial da Forbes - uma revista de renome internacional - sobre o Focus X. A reportagem chama o produto no título, de "Viagra para o Cérebro". Balela! A reportagem, escrita por Robert Langreth, autor da Forbes, existe. Só que ela não fala em nenhum momento sobre o Focus X (e nenhum outro fármaco em específico). Se quiser, você pode conferir a matéria original clicando na imagem abaixo:



Para coroar o formato "jornalistão", a cereja do bolo é um suposto estudo realizado pelo "Instituto de Neurociências da Universidade Miami", onde ficou comprovado as maravilhas do Focus X. Veja com os seus próprios olhos, leitor. Adianto que, de acordo com a pesquisa, os mais de 2000 voluntários do estudo dobraram a sua "atividade mental ligada à memória" com o uso do Focus X:



Uma pesquisa na PubMed (uma base de dados com os resumos de artigos científicos em inglês) mostra que não existe estudo algum da Universidade de Miami - ou nenhuma outra Instituição - sobre o Focus X. Garanto que quando um estudo apontar ganhos de 47% no QI de 2000 pessoas saudáveis que usaram um suplemento, o mesmo estampará a capa do The New York Times.

A imagem usada para ilustrar o falso estudo pode até impressionar. Mas, na verdade, ela foi tirada do website Neurowiki, que apontou, em 2012, as diferenças entre o cérebro "normal" e um sob o consumo de álcool. Quanto mais clara as cores, maior a atividade cerebral. A imagem à esquerda é do cérebro de um alcoólatra. Observe que a atividade de quase todo o cérebro é deprimida. Mas isso nada tem a ver com o uso do Focus X.



Ainda no website - que é totalmente falso - há um espaço para comentários vindos de redes sociais. Eles parecem legítimos. Na realidade, são todos escritos pelo nosso próprio "repórter". Ele se utiliza da imagem de pessoas que nem mesmo tem a ideia de que suas fotos foram usurpadas para tal fim.

Ainda, para aumentar a credibilidade do produto, é mostrado na sidebar imagens de programas jornalísticos da Rede Globo - o Jornal Nacional e o Jornal da Globo - sobre o Focus X. Reproduzo um print screen delas aqui ao lado.

Essas imagens se assemelham com os players dos vídeos do Youtube. Parece que bastaria clicar no play para começar a assistir o que os jornalistas da Globo nos falam do Focus X. Mas são montagens. Ao clicar em um delas, não abre vídeo algum. Sou somente direcionado para um site de vendas - o "Focus X Oficial" (http://www.focusxoficial.com/d/offer/?a=8), que foi registrado há 57 dias.

O dono do Focus X Oficial é certamente o mesmo que plantou a notícia do Focus X no site visualmente semelhante ao do Concursos no Brasil. Acontece que, no Focus X Oficial, ele faz um jogo ainda mais sujo e criminoso. Ele utiliza indevidamente a imagem de alguns estrangeiros como "relatos de pessoas reais" sobre o Focus X. Diz que essas pessoas moram no Brasil.

Eu fui atrás da identidade verdadeira delas.



A imagem é mesmo de uma "pessoa real". Mas Luis Roig, o homem que aparece na foto, mora a um oceano de distância de Belo Horizonte. Ele é um desenvolvedor de softwares e designer gráfico que reside em Madrid - e jamais ouviu falar em Focus X, certamente. 


Vamos agora ao depoimento da Juliana S., de Brasília:

Juliana não é Juliana, mas, sim, Angélica. E também nem mesmo fala português. E é mais uma que nunca usou o Focus X. É mais uma que está tendo sua imagem usada para fins ilícitos:


Por fim, João P., de Guarulhos recebeu de volta a sua concentração mental com o Focus X, segundo o website:
Acontece que João P. é Santiago Garcia. Você já sabe: um espanhol que nunca, na vida, usou o Focus X anunciado no site Focus X Oficial.




O que vem nas cápsulas do Focus X
Tudo bem: já ficou mais que claro que a propaganda é enganosa - e que foi feita usando os meios mais ardilosos e inescrupulosos possíveis, num empenho assombroso para enganar o consumidor diigtal. Mas, ao clicar em "comprar", o que acontece? O vendedor simplesmente fica com o dinheiro e nunca mais dá as caras? Ou então ele envia algum "Focus X", de verdade, para sua casa? Se existe um Focus X, quem o produz? E qual é a sua composição?

Eu também fui atrás dessas respostas. O primeiro passo foi contatar a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em contato via telefone, eu questionei se aquele produto possuía registro.


Também fiz um questionamento específico: é legítimo fazer alegações como essas acima (que constam no website Focus X Oficial) na propaganda de um suplemento alimentar?

Reproduzo a íntegra da resposta da Central de Atendimento ao Público da Anvisa, abaixo:



Sim, segundo a Agência, as alegações feitas nessas propagandas ferem a lei. Não é permitido vincular um suplemento alimentar a qualquer benefício de saúde - porque, justamente, ele é considerado apenas um alimento. Não possui propriedades terapêuticas, pois não é um fármaco. Não pode ser vendido como um.

De qualquer forma, isso não nos ajuda muito. Como informado acima, o produto Focus X não está registrado na Anvisa. Mas isso não quer dizer que o Focus X não exista - pois os suplementos alimentares não tem obrigatoriedade de registro. De acordo com a RDC 27/2010, suplementos vitamínicos e minerais são isentos dessa formalidade.

Então, eu pedi para que os revendedores do Mercado Livre me enviassem imagens de todo o rótulo do produto - pois nele é possível encontrar mais informações. Dois deles - revendedores que haviam vendido quantidades pequenas do Focus X - me enviaram tudo o que eu precisei. É importante notar que um vendedor paulista, que já fechou centenas de transações no Mercado Livre, se recusou a passar as informações.

É com muita honra que eu vou lhe mostrar a formulação do último grande avanço da Medicina, o Focus X. Música de suspense no fundo. Siga as instruções: de olhos fechados, desça a página. Após alguns segundos, abra os olhos. Prepare-se para a maior novidade em farmacologia de toda a História:




O produto é formado por vitaminas do complexo B. E magnésio. Segundo o fabricante, o produto também tem algo chamado de "Focus Nano", que, segundo informações colhidas via telefone, é "ômega 3 nanoencapsulado". É essa a fórmula que promete aumentar o seu QI em 47%.

Curiosidade: você também pode conseguir tudo isso por meio de uma alimentação equilibrada. Ou por meio de suplementos infinitamente mais baratos do que o abusivo Focus X - em que um pote é vendido a quase 150 reais em um website de revenda. Vamos analisar com mais cuidado esses ingredientes - e ver que eles não tem nada de inovador.


O Focus X tem toda a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de tiamina (B1), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6) e cobalamina (B12). E peca justamente na vitamina do complexo B mais ligada à memória - a vitamina B4, a colina. Irônico. A tabela nutricional informa que há meramente 5% das suas necessidades diárias de colina em duas cápsulas. Já a quantidade de biotina (B7) no produto não é informada.

Ainda, o produto diz que "não contém quantidades significativas de gordura". Isso não é verdade. Como todo suplemento de ômega 3, deve haver gordura na composição.

No meu ebook, o Turbine seu Cérebro, eu explico que todos esses nutrientes são, de fato, importantes para a sua cognição. As vitaminas do complexo B e o magnésio estão envolvidos com a produção energética. Algumas vitaminas do complexo B também tem papel na memória. Já o ômega 3 possui funções estruturais no tecido nervoso, ofertando proteção aos neurônios. Consumi-los é simplesmente um pré-requisito para um sistema nervoso "normal" e saudável. Se você não tem uma deficiência severa (provavelmente, é o seu caso, leitor), não irá notar nenhum ganho absurdo em memória, atenção ou energia, como informa a publicidade.

Mas agora fica outra pergunta: quem está por trás do Focus X? E quem faz propagandas como essas?

Produção terceirizada


O rótulo do Focus X contém a inscrição da empresa que o produz. Ocorre que trata-se de uma empresa que fornece um serviço de terceirização: ela tão somente fabrica suplementos alimentares sob encomenda de um cliente.

No website da empresa, ela diz que "garante o processo desde a chegada da matéria-prima (...) até a saída do produto". Eu entrei em contato com a empresa. A funcionária responsável me atendeu prontamente. Ela me esclareceu melhor sobre como esse serviço de terceirização funciona.

"A partir da encomenda do cliente, nós compramos a matéria-prima, encapsulamos e rotulamos o produto. Nós nada temos a ver com a comercialização e com a propaganda. Só produzimos o produto sob a encomenda do cliente", me explicou a funcionária.

Pois é: a empresa tão somente presta o serviço de produzir aquilo que um cliente pediu - e nada tem a ver com a divulgação do mesmo. A questão é descobrir quem estaria interessado nos serviços dela. Quem faria um suplemento de nome sugestivo: Focus X - acompanhado, é claro, de uma imagem não menos insinuante de um cérebro iluminado.

A distribuidora do Focus X
Observe que, também no rótulo, você encontra informações da distribuidora do Focus X. Depois das etapas de produção, o Focus X é enviado para uma segunda empresa que fica na Zona Oeste de São Paulo. Eles são os encarregados da distribuição e da comercialização, a varejo, do Focus X.



Sabendo o CNPJ da empresa, eu consultei o website da Receita Federal. Por lá, é possível obter mais informações sobre pessoas jurídicas. O estabelecimento possui o nome fantasia de "Good Shop TV". O nome pode até parecer estranho. É que, além de comercializar a varejo produtos alimentícios (caso de suplementos alimentares), a Good Shop TV também atua em "comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo". Veja na imagem de tela abaixo:




Pesquisando pela Good Shop TV no Google, o que mais se destaca é a lista de reclamações sobre a empresa em questão no Reclame Aqui. As centenas de consumidores que deixam suas mensagens no website apenas recebem uma mensagem padronizada da empresa. Apenas 19,4% dos clientes informaram que voltariam a fazer negócio com a Good Shop TV.

A empresa, contudo, esclarece que tem uma política de devolução mais ampla do que a definida pelo Procon, que estabelece um prazo mínimo de 7 dias. A Good Shop TV informa que os seus produtos possuem prazo de 30 dias para devolução do dinheiro em caso de arrependimento de compra.

A Good Shop TV se destaca no ramo dos suplementos alimentares variados. Não só de Focus X vive a Good Shop - mas também de uma gama de outros suplementos "naturais" que - segundo as propagandas, são milagrosos. O grande problema reside no fato de a empresa trabalhar com afiliação: terceiros podem vender o produto - e alegar o que bem entendem.

Outro ponto: o que a Good Shop TV comercializa é, pela visão técnica, um alimento. Também pelo código de descrição disposto na Receita Federal sobre as atividades da Good Shop TV, a empresa atua no "comércio varejista de produtos alimentícios". Isso significa que a Good Shop TV não pode comercializar fármacos, apenas suplementos.

E, comercializando apenas alimentos (caso dos suplementos), a Good Shop TV - ou os revendedores dos seus produtos - estão sujeitos à Lei 986/69. Veja o que essa lei diz sobre esse tipo de produto:
Não pode ter finalidade medicamentosa ou terapêutica, qualquer que seja a forma de apresentação ou o modo como é ministrado
Os produtos da Good Shop TV sempre acabam sofrendo propagada - com benefícios não aprovados pela Anvisa - em outros sites de revenda. E, por coincidência, eles seguem o mesmo estilo de divulgação.

Vamos dar uma olhada sobre o que os compradores da Good Shop TV falam sobre ela:

Especializada em suplementos


O tal AlluraPlex Bio é um suplemento vitamínico e mineral. Mas promete finalidades terapêuticas, em sites independentes da Good Shop TV. No caso, vitaminas e minerais (que são vendidas por valores astronômicos) seriam capazes de combater a calvície.

Se a aparência do site parece familiar, não é coincidência. Muda-se o produto, mas o layout tem profundas semelhanças com o website Focus X Oficial.
Para fundamentar a eficácia do produto, o relato de homens reais - com resultados reais (parece familiar?) são oferecidos. Um deles é o Paulo:


 Além de feliz e satisfeito com a correção das suas falhas, o Paulo também é modelo do Fotolia, um banco de imagens pagas:
O caso da GojiPro: "A Good Shop é a responsável pela publicidade", disse SunFlower à Justiça
Outro suplemento comercializado pela Good Shop TV é o GojiPro. Trata-se de um suplemento alimentar a base de goji berry. Como era de se esperar, há usuários insatisfeitos com eles:

A fórmula se repete. Mas, desta vez, ela aponta para a Good Shop TV diretamente - pelo menos o revendedor o faz. No blog GojiPro Berry, que divulga as maravilhas do GojiPro da Good Shop, há um espaço para contato. O autor escreve o próprio endereço de email da Good Shop TV como contato. Logo, logo, irei comentar sobre o número de telefone fornecido.



Vamos em frente - porque a propaganda enganosa fica mais séria agora. Nesse mesmo blog do Wordpress que usa o email da Good Shop TV como forma de contato, é oferecido o "site oficial da Goji Pro" para quem estiver interessado em comprar.

Ao clicar no hiperlink, sou direcionado para o tal site. "Surpresa": o website de vendas segue o mesmo padrão de design do Focus X e do AlluraPlex Bio. É claro, faz alegações milagrosas sobre o suplemento e usa histórias de "pessoas reais" para embasar a eficácia do produto:





O website do AlluraPlex Bio também dá, entre seus dados de contato, o mesmo número de telefone descrito no website do GojiPro. Além disso, fornece outro número de contato que está ligado ao Good Shop TV:

Mas voltemos à história do GojiPro. Ela ficou mais tumultuada quando uma mulher descobriu que a sua imagem era usada indevidamente para promover o produto. Só que, em vez de processar a Good Shop TV, essa consumidora processou a empresa terceirizada, responsável pela produção da GojiPro. Sobrou para a indústria SunFlower - a terceirizada que apenas fazia a produção sob encomenda da Good Shop.

A empresa SunFlower foi intimada a retirar do ar qualquer imagem daquela mulher - sob pena de multa diária de 1000 reais. Veja o que a SunFlower rebateu no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Da mesma forma que a empresa que fabrica o Focus X, a SunFlower sustenta que "tão somente fabrica o produto, sendo a (Good Shop) a responsável pela comercialização e toda e qualquer publicidade relacionada a ele":



Em contraposto, a Good Shop TV esclareceu que não somente ela faz divulgações - mas também os seus afiliados. Esses revendedores podem fazer alegações que não condizem com as defendidas pela empresa - e, quando o fazem, são notificados.

Valores
Pela Internet, valores astronômicos são oferecidos pelo Focus X. Confira um website independente e os valores praticados:


60 cápsulas de complexo B, magnésio e ômega 3 (em quantidades desconhecidas) por 150 reais - trata-se de um valor muito alto para o produto em questão.

Em contato com a Good Shop TV, a empresa informa que está ciente da veiculação dessa propaganda enganosa por websites. A empresa também informou que tomou providências e notificou os websites que fazem tal publicidade de suplementos com fins terapêuticos.

Por que escrevi este artigo
Não é difícil para mim entender o porquê de muitas pessoas caírem em enganações como as promessas mágicas do Focus X. Com websites oferecendo beleza, saúde e inteligência - desejos naturais do ser humano - sob uma roupagem apelativa e, para muitos, convincente, é muito fácil ir adiante e apertar "comprar".

Não é à toa que um perfil no Mercado Livre que vende produtos como o Focus X, o Neurofos (que estratégias de venda similares às do Focus X - mas era produzido pela SunFlower) e o AlluraPlex Bio possui centenas de vendas.

Eu espero ter contribuído para que, você, como consumidor, esteja mais consciente antes de comprar essas promessas vazias. Saber exatamente aquilo que você está colocando no seu corpo é fundamental para entender se um produto cumpre aquilo que diz. O Focus X, neste caso, não serve para aumentar o poder do cérebro de ninguém. Trata-se de um suplemento alimentar - e ajudará somente àqueles tem carências nutricionais. Talvez o que mais se destaque seja o ômega 3.


174 comentários:

  1. Complicado, nesse mundo o que mais se encontra são pessoas tentando se aproveitar de todo mundo.

    Mas enfim, ótima matéria.

    Estou ansioso para ver o que você vai falar de sua experiencia com o noopept, já encomendei e estou no aguardo para receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço!
      Olá. Muito em breve, darei sequência aos posts sobre o Noopept. Incluirei o meu relato e também o de outras pessoas.

      Excluir
    2. Excelente matéria... somos desprovidos de informações em relação a esse assunto. Vejo essas propaganda direto, mas nunca tive coragem de compra sem saber se funcionar ou se é mais um golpe o que quase sempre é. Gostaria de saber se existe algum produto que ajudar a turbinar o cérebro? Obrigado.

      Excluir
    3. O mundo humano é assim mesmo comer ou ser comido. É nos q esquecemos disso a cada día. Excelente trabalho

      Excluir
    4. O mundo humano é assim mesmo comer ou ser comido. É nos q esquecemos disso a cada día. Excelente trabalho

      Excluir
    5. E temos q nos conformar com isso Alan? Ou devemos evoluir como seres humanos?

      Excluir
    6. Olá, Matheus!
      Estava com o cartão em mãos para comprar, desisti, após ler a sua matéria.
      É de pessoas como você que o nosso país precisa.
      Parabéns pela sua iniciativa e profissionalismo.
      Grata.

      Excluir
    7. Muito obrigada, boa matéria eu realmente estava seduzida pelo focus x mas antes resolvir investigar mais.
      Parabéns pela iniciativa.

      Excluir
  2. Mateus já teve alguma experiência com Melatonina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. A melatonina bem que poderia ser comercializada por aqui. Mas ainda quero importá-la um dia.

      Excluir
  3. Fantástico toda a pesquisa.
    Minha namorada quase foi enganada. Kkkkkkk

    Você fez um trabalho de agente da ABIN. Recomenda algum suplemento para ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre. Eu fui bem a fundo na pesquisa, fico feliz que você tenha gostado (e que, felizmente, sua namorada não caiu nessa).

      Eu não posso prescrever nenhum suplemento - apenas um nutricionista tem a competência para isso. No entanto, a título de conhecimento, é bom saber que as deficiências de micronutrientes comuns são as de vitamina D (não tanto no Brasil), vitamina E, ferro, zinco e magnésio. Todos esses micronutrientes tem papéis importantes na saúde do sistema nervoso e na cognição.

      Ainda, a dieta ocidentalizada que temos tem um grande desequilíbrio entre o ômega 3 (um anti-inflamatório) e o ômega 6 (que tem ação pró-inflamatória). Corrigir esse desequilíbrio também contribui para a saúde do sistema nervoso.

      Ainda, a colina e as demais vitaminas do complexo B participam na síntese de neurotransmissores e na produção de energia.

      Mais importante que os suplementos é se concentrar em ter uma dieta com as fontes alimentares das mais variadas possíveis. Como o próprio nome diz, o suplemento não é o ator principal - apenas um coadjuvante que completa a nutrição.

      Um profissional de Nutrição poderá, após anamnese, oferecer recomendações específicas para a sua namorada (uma vez que cada pessoa tem suas próprias necessidades médicas).

      Até mais!

      Excluir
    2. Muchas gracias por la información, excelente artículo

      Excluir
  4. Respostas
    1. Gustavo, muito obrigado por acompanhar as postagens. Abraço

      Excluir
  5. Matheus, parabéns. Vc é um grande profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É bom receber palavras como essa. Até mais =D

      Excluir
  6. Muuuiiitoo bom! No fundo eu sentia que isso era uma farsa já estava quase fechando negócio, só estava á espera de uma pesquisa como essa mostrando a farsa que Foxus X é. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, fico feliz que a minha pesquisa tenha te "salvado" desse golpe. Eu que agradeço pelo seu comentário.

      Excluir
  7. Matheus meus parabéns . Excelente artigo. Eu fui uma das pessoas que peguntou sobre o Focus-X, estava interessado em comprar , mas como achei seu site e li vários artigos seu, resolvi perguntar para você se tinha alguma informação sobre o produto.

    Muito obrigado por separar um tempo seu para fazer essa pesquisa e poder nos deixar ciente do quanto o produto e mentiroso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você, Wagner, por separar um tempo para deixar seu comentário!

      Excluir
  8. Perfeita sua matéria, hje eu vi a reportagem do focus x. Como estudo para concurso um colega de trabalho resolveu me mostrar a matéria. Suspeitei na hora. Primeiro o último concurso da receita foi a pelo menos há um ano ou mais. Noticia de um ano atrás de promessa de milagre para passar em concurso, com tanto concurseiro na fila demorar tanto tempo? desconfiei....O cara errou no concurso né. E toda noticia que leio eu pesquiso a fonte antes de comentar . E aqui encontrei a melhor resposta da minha pesquisa....obrigado pelo seu trabalho! Foi eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myrian, bem observado. Parabéns por ter pesquisado antes de comprar e adquirir um produto que provavelmente não corresponderia às expectativas que algumas propagandas criaram.

      Excluir
  9. Cara muito legal seu blog, comecei a pesquisar sobre nootrópicos depois que vi a propaganda do Genius-X, porem ao que me parece ele também é uma farsa, enfim caso tenha alguma experiencia com ele e possa relatar agradeço, caso não tenha ouvido falar ai esta o link (http://www.geniusx-br.com/01/02/brain3/noticia/index.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi um anúncio sobre esse Genius-X na internet que diz ser a Ritalina legalizada,mais quando a propaganda é tão maravilhosa assim o produto pode ser uma merda.

      https://geniusx.com.br/?affiliate_id=c2&click_id=5898134&SID=1225

      Excluir
    2. O Genius-X é outro suplemento vitamínico mineral vendido com propriedades milagrosas. Não é "Ritalina legalizada" - a comparação que essa propaganda faz beira ao ridículo.

      Excluir
  10. Olha que coincidência o gari tomo foi dois suplementos para o cerebro;
    Focus X
    http://moda-hoje.com/noticia/
    Genius X
    http://novidadesetendencias.net/home?post=FB-1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observação certeira - obrigado por compartilhar.

      Excluir
    2. Interessante que diz que o gari tomou o suplemento dois dias antes do concurso e na propaganda diz que só se vê resultados 3 meses depois.

      Excluir
  11. Boa tarde, estou procurando um nootrópico para tomar e intensificar meus estudos para um vestibular, a prova vai ser daqui 4 meses sendo que no ultimo mês planejo aumentar um pouco a dose para melhor rendimento dos estudos, no meu caso tomaria somente até a data da prova e depois pararia de vez, você poderia me indicar algo ? Levando em consideração que não tenho nenhum problema de saudê, pratico esportes só não tenho uma dieta 100% salvável, más em uma escala de 0 a 10 sendo 10 algo excelente minha dieta ficaria em torno de 7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tudo bem? Eu não sou um médico e, portanto, eu não posso prescrever nada.

      Eu sugiro que converse com um médico a respeito de uma combinação de l-teanina e cafeína. Trata-se de uma combinação de poucos riscos e contraindicações (as duas substâncias são, naturalmente, encontradas no chá verde, mas em doses menores). Há alguns estudos mostrando que elas duas aumentam o rendimento nos estudos, auxiliando no foco. A l-teanina consegue abrandar os efeitos estimulantes da cafeína (ela tem um efeito relaxante), mas ao mesmo tempo contribui para a atenção.

      No meu livro "Turbine Seu Cérebro", eu falo mais a respeito da combinação de cafeína e l-teanina, caso você esteja interessada numa pesquisa mais aprofundada. Veja aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/08/compre-ja-o-ebook-turbine-seu-cerebro.html

      Excluir
    2. Vou procurar saber mais mês que vem vou encomendar meu livro, tenho um grande problema de foco e ansiedade, não consigo ler textos muito grandes, para ler seu artigo completo levei quase 1 dia. E olha que é um assunto ao qual eu me interesso.

      Excluir
  12. Excelente matéria Mateus, inclusive o produto citado em sua pesquisa agora mudou de nome chama se GENIUS x, mesma propaganda mesmo rótulo para aproveitar oq já está na Internet. Divulgarei sua pesquisa e seu blog nas redes sociais qdo receber esta postagem de algum amigo, para alerta lo do perigo deste produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miroasp, faz bem. As pessoas podem comprar produtos como esses com expectativas demais - e por preços astronômicos. Não há revolução alguma: são suplementos alimentares. Irei fazer um post mais específico para o Genius X em breve.

      Excluir
  13. O GeniusX tem essas propriedades q auxiliam a atividade cerebral ? Tipo B12 , zinco , magnésio entre outras ?

    ResponderExcluir
  14. Ou na verdade tbm é um tipo de propaganda enganosa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Genius X promete "mais foco, mais memória, mais energia", também garantindo "aumento no rendimento". A lista de ingredientes disposta no website de vendas não é clara. Ele lista um "floral da disciplina" e "Geniux UP". Os dois são fórmulas aparentemente patenteadas - eu teria que ter acesso aos ingredientes para lançar uma opinião mais precisa.

      Sendo, contudo, um suplemento alimentar (e não remédio), o Genius X dificilmente dará ganhos notáveis. Talvez quem tenha deficiências nutricionais tenha benefícios com ele - mas é algo possível de adquirir também fazendo ajustes na alimentação. Ademais, isso é muito melhor do que pagar 185 reais num produto duvidoso.

      Excluir
  15. Gostaria de informá-lo que parece que essas propagandas ainda correm soltas por ai com um novo nome (Genius X) e como você falou o layout do site e o tipo de propaganda são os mesmos que os antigos. Se todos os seus dados estiverem corretos, você abriu a cabeça de muita gente por aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Light, obrigado pelo aviso. Já pesquisei um bocado sobre o Genius X e pretendo, mesmo com tantas similaridades, fazer um artigo sobre ele em breve. A fórmula do produto é diferente (mas ainda é um "suplemento alimnetar") - e o preço ainda maior.

      Excluir
  16. Estava prestes a comprar o Genius X mas resolvi pesquisar antes...encontrei todas essas informações aqui!!!...Estou compartilhando!!!...Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado. A propaganda de "Ritalina legalizada" é certamente desproporcional às capacidades de um suplemento alimentar. Abraço

      Excluir
  17. Muito completa a materia. parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Fui bem essa matéria tarde demais. Já comprei 2 kits de genius X. Mas graças a deus vi essa excelente matéria. Meu colega me mostrou o genius X num dia e no outra já tinha comprado e informado a atendente que ia fazer uma compra grande junto com meus amigos. Foram 306 reais em um suplemento que promete muito que a Ritalina, a qual faço tratamento de tdah ah dois meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima matéria, oriunda de uma investigação profissional! Parabéns!

      Excluir
    2. A comparação que a publicidade faz com a Ritalina é insana. A Ritalina é um tarja preta com potencial de abuso. Suplementos alimentares (quando a composição é certeira, como o CILTEP, usado nos EUA) podem até ajudar na concentração. Mas nunca teriam o mesmo efeito que o metilfenidato - que tem potencial de abuso. Obrigado por ter compartilhado o seu relato!

      Excluir
  19. Meu email é esse marimbba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, esta sua matéria tem de ser viralizada. Muito boa!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelmerson, bom saber que acha a matéria tão importante assim. Obrigado e abraços

      Excluir
  21. Parabéns pela investigação e pela matéria.

    ResponderExcluir
  22. Cara, você deveria mandar seu curriculo para o FBI! Como achou esses sujeitos ? Quero ser igual você quando crescer kkkk. Ótima matéria, até eu que sou um cara um pouco desconfiado cheguei a por um segundo acreditar ser verídico, a que ponto o mundo capitalista está chegando heim! Mas como sempre, gastar um tempinho pesquisando a respeito do que se pensa em comprar nunca é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, obrigado hahaha Minha pesquisa foi longe de ser tão sofisticada quanto a do FBI. Eu usei a pesquisa reversa de imagem do Google a fim de encontrar os modelos dos relatos. Você está certo - é sempre bom pesquisar a fim de não se decepcionar mais tarde. Abraço.

      Excluir
  23. Estava com meu cartao de credito na mao pra comprar e decidi pesquisar ''Focus X Golpe'' no Google ai achei seu site.Muito obrigado para fazer este Blog quase cai neste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseph, fico feliz em ter ajudado. O produto não é um golpe - porque é um suplemento alimentar que pode suprir carências que minariam a capacidade intelectual. No entanto, a publicidade feita em torno do produto (por vários revendedores) certamente exageram (em muito) as propriedades do suplemento.

      Excluir
  24. Ótimas matérias, tive que ler todo seu blog,(não conseguia parar de ler)! Aguardando sua experiÊncia com o NOOPEPT, Feliz 2016, que venda muitos livros esse ano! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Pinheiro, muito obrigado pelos votos! Aqui está o meu relato (e mais alguns outros) sobre o Noopept: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/12/noopept-o-racetam-definitivo-parte-iv.html

      Um grande abraço

      Excluir
  25. Boa noite. Matheus, por ignorância acabei comprando o Focus X a dois (02) dias atrás, ou seja, ainda não chegou, pois dão o prazo de 10 dias para a entrega. Não comprei para aumentar o meu Q.I., ou para ter uma super mente, etc. Apenas comprei pois já venho tomando alguns suplementos alimentares, não por me sentir mais fraco, nem nada, apenas para que minha saúde mental esteja em dia, pois acredito que estas substâncias ajudem em alguma coisa, nem que seja para lembrar de algo mais facilmente. E resolvi então experimentar este novo produto. Mas antes de comprar, infelizmente não li sua matéria, pois se não continuaria tomando o meu produto rotineiro, o qual foi indicado por uma farmacêutica. Então minha pergunta é, posso tomá-lo normalmente? Ou há o risco de fazer mal para minha saúde? Li que comentou no seu trabalho sobre o produto, que é apenas um suplemento, e é o que eu procuto mesmo, mas há a desconfiança do produto nem isso ser, daqui a pouco pode conter algo maléfico, vai saber, alguém que mente descarado assim, pode muito bem fazer outras coisas. Será que faço o consumo dele normalmente, como um suplemento alimentício, ou jogo ele fora? Pois não é por causa do preço que paguei que irei fazer loucuras.
    Muito obrigado, aguardo seu conselho. E parabéns por todos seus trabalhos no presente blog.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, muito boa informação, só assim as pessoas ficam sabendo dessas sacanagens que rolam pela rede, compartilharei no Facebook, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, muito obrigado pelo feedback e por divulgar. Um abraço.

      Excluir
  27. Ótima matéria! Não vou mais comprar essa coisa.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo artigo.
    Dizem que o genius x é o focus x com outra roupagem.
    Você poderia criar um conteúdo falando sobre o genius x?

    Obrigado e parabéns por seu blog, fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Oliveira, está nos meus planos fazer um artigo falando sobre o Genius X, em específico. Eu que lhe agradeço por ler o blog. Abraço!

      Excluir
  29. Ótima matéria.

    Estava pensando em comprar.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. Comentei alguns posts acima. Então pessoal, a encomenda chegou. O Focus X. Como havia explicado, não foi comprado acreditando na matéria de publicidade do produto, mas apenas outra marca do que eu já venho tomando a algum tempo, um "suplemente nutricional", algo assim, algo que possa somar algo a mais em minha disposição. E lendo o rótulo, o produto é realmente isto. Vem o que outras marcas vem, como aquela da TV que o ator Raua Reymond faz propaganda, etc. Para cansaços, ou complementar uma má alimentação devido a correria do dia-a-dia. O produto é isto. Como eu gosto de tomar, não tem problema, não me sinto enganado. Isso de acreditar em aumentar Q.I. do cérebro realmente não está em discussão... Se alguem se interessar mando foto ou repasso aqui escrito a tabela nutricional do produto. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Orlando, sinto não tê-lo respondido antes. O Focus X contém nutrientes entre os seus ingredientes. Ele é, pois, um suplemento alimentar. Portanto, ele pode te ajudar se você tem deficiências nutricionais (por não se alimentar bem, por exemplo). Os ingredientes da fórmula são chaves para o funcionamento cerebral - mas podem ser obtidos numa dieta. Além disso, eles farão você funcionar "como deveria" - e não "além do normal".

      O importante é manter as expectativas realistas sobre o produto. Muito bom que você não se decepcionou - e o produto é o que você esperava. Abraço.

      Excluir
    2. BOM DIA...QUERIA SABER SE TEM ALGUEM AQUI NO GRUPO QUE JÁ TOMOU...O QUE SENTIU....CURIOSIDADE APENAS...PORQ ATE AGORA SO TEM POSTAGENS DE PESSOAS QUE AINDA NAO COMPRARAM.....ESTRANHO....BOM TRABALHO

      Excluir
    3. Anônimo, há alguns relatos aqui nos comentários de pessoas que fizeram uso. Elas não perceberam nenhum efeito extraordinário e fizeram uso apenas como um suplemento alimentar (que, afinal, é o que o Focus X é).

      Excluir
  31. Fico grato por esta matéria, esclarecedora, toda ignorância tem um custo, mas o conhecimento paga a conta e sobra trôco.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelas informações prestadas aqui, eu comprei o genius x e eu estou tomando já faz um mes e 10 Dias e como o amigo Jose Orlando mencionou, tomo nao pensando que o remédio e milagroso mas sim como um suplemento para o cérebro. Acho também que a propaganda é abusiva, e mais uma vez parabéns Matheus pelos esclarecimentos, vou aguardar ansioso pela materia sobre o genius x, abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se puder entre em contato através do email matheuscdcp@gmail.com

      Abraço e boa sorte com o suplemento.

      Excluir
  33. excelente investigação e com muita credibilidade, parabéns

    ResponderExcluir
  34. acredito que o ômega 3 aumenta um pouco a capacidade cognitiva, estou tomando cápsulas de omega 3 e sinto melhoras na capacitade de inteligência. parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ômega 3 (na forma de óleo de peixe) contém DHA. A suplementação com DHA, documentadamente, consegue melhorar as funções cognitivas. Bom saber que o suplemento de ômega 3 está lhe ajudando!

      Excluir
  35. da uma olhada neste site.

    http://healthnewsonline.co/brain/3/?ad=ton&src=rev&utm_content_id=193167&utm_boost_id=29227&utm_targeting=social+and+trending+-+below+article&utm_widget_id=2519&sxid=10436oju3wum

    ResponderExcluir
  36. Para complementar, no site oficial do Focus X, há um erro grotesco nos supostos comentarios de que usou este mesicamento. A imagem de perfil se repete, ficando duas pessoas diatintas com a mesma foto de perfil...kkkk que mancada!!!

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde, o site oficial do Genius X é praticamente igual ao do Focus X, inclusive os relatos e perfis das pessoas que "usaram" os tais produtos. São dois enganadores!! Estupidez humana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moni, o marketing é, de fato, muito parecido. Pretendo escrever a respeito do Genius X em breve.

      Excluir
  38. Excelente matéria! sua pesquisa foi minuciosa e sua explicação impecável! Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. É muito bom saber que gostou tanto do artigo!

      Excluir
  39. acabei de mandar a materia pra um amigo meu q acabou de comprar hahahahha
    me veio com essa noticia todo empolgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena... Mais um enganado pelo falso marketing que circula na Internet, quando, na verdade, o produto é um suplemento alimentar. Mais valeria comprar um Centrum que o Focus X.

      Excluir
  40. Parabéns, pelo trabalho!! Com certeza ajudou muita gente! Eu mesmo estava quase comprando, mas estava pesquisando antes, pq era muito bom pra ser verdade. Sua pesquisa me ajudou a bater o martelo e estou aliviado agora. Me livrou dessa, Matheus! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que não jogou o seu dinheiro fora. Fico muito satisfeito em ter ajudado!

      Excluir
  41. Rapaz, tu é fera mesmo. Excelente investigação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  42. Excelente investigação! No ano passado fiz uma pesquisa sobre o Focus X (nos sites Verdade Absoluta, Boatos, entre outros), além das informações que você relatou acima sobre o produto em questão, constatei uma semelhança com outro produto chamado Follixin (Suplemento Vitamínico e Mineral para queda de cabelos) tem o mesmo estilo de persuasão, ou seja, indução a compra. Porém, este produto é comercializado pela Healwheel Brasil Com. de Suplementos Alimentares e fabricado por Mediervas Ind. de Produtos Farmacêuticos, conforme consta no rótulo do frasco. Mas, o estilo da propaganda e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, muito obrigado.

      Os suplementos vitamínicos e minerais são dispensados de registro pela Anvisa. Acredito que a facilidade para produção dos suplementos dá abertura para pessoas mal-intencionadas fazerem esse tipo de marketing.

      Excluir
  43. BUENAS TARDES, desde colombia desde el 07 de enero realice una compra y no me llega el producto ni me devuelven el dinero, por favor alguien sabe algun contacto, donde me puedan responder. mil gracias

    ResponderExcluir
  44. Eu tava quase acreditando nessa do Genius X, mesmo eu sendo um cara meio desconfiado kk mas pelo o que eu vi aqui, provavelmente o Focus X ficou com o nome meio "borrado" depois que descobriram que era uma farsa, ai eles mudaram o nome para Genius X. Parabens pela pesquisa cara, melhor que o FBI kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, valeu hahaha

      Em breve, mais a respeito do Genius X.

      Excluir
  45. Primeiramente, obrigado por você fazer parte do nosso mundo, sua pesquisa e algo digno de prêmio Nobel. Eu quase ja tava comprando mas quis ser mais um pouco cético, muito obrigado por salvar a esperança de todos nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, sou eu quem agradeço pelo comentário. Fico muito feliz em saber que lhe ajudei a não cair nessa propaganda enganosa. Abraço

      Excluir
  46. visualizei dos os comentários te parabenizado pela sua dedicação e indignação. Acredito que VC pode ser um bom analista como " detetive virtual " estarei seguindo o seu blog, parabéns pelo seu trabalho que a qual desmascarou muitos fatos mentirosos.contínuo sempre assim dentro da verdade.
    Marcelo Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Silva, de fato, esse artigo sobre o Focus X fez sucesso haha. Em breve, irei falar a respeito do Genius X - outro suplemento alimentar que faz um marketing citando propriedades mágicas.

      Excluir
  47. Parabéns pelas belas e explicativas linhas do seu blog! Mas não sei se você viu? Há um novo produto com nome parecido chamado Genius X, seriam os mesmos? Quase cai nessa...!Hihiha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, muito obrigado - é muito bom saber que você tenha gostado da leitura (e que não tenha clicado em "comprar" na página desses suplementos). Sobre o Genius X, eu vi sim. Os ingredientes dele parecem ser um pouco diferentes - mas ainda sim, com uma composição inferior à do Centrum. Em breve, irei publicar um artigo com mais esclarecimentos sobre o Genius X.

      Excluir
  48. O MP deveria fazer uma investigação e meter o ferro nos responsáveis por essas propagandas enganosas. Esses fdp deveriam ser presos. É muita sa canoagem nesse país lixo chamado brasil. Ótima matéria do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Compartilho da sua indignação. Propagandas como essas são, ainda, um desserviço para a saúde pública. Digo isso tendo em vista aqueles com déficits cognitivos e que confundem o "suplemento milagroso" como medicamento.

      Excluir
  49. Matheus, bela pesquisa!
    Mas olha só essa página:
    http://healthnewsonline.co/brain/3/?ad=ad1&src=rev&utm_content_id=193168&utm_boost_id=29229&utm_targeting=lifestyle%2C+culture+and+travel&utm_widget_id=18597&sxid=sb7l2j9364um

    No rodapé da página, terminando os comentários, informa um Registro ANVISA sob número 25004.160053/2011-18 6.4828.0009.001-5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joguei no Google e caiu esse site do Jus.brasil:
      http://www.jusbrasil.com.br/diarios/38147579/dou-suplemento-secao-1-25-06-2012-pg-63

      452 Registro de Alimentos e Bebidas
      GUARANA, AÇAI, MANA-CUBIU COM VITAMINAS E MINERAIS EM CAPSULASPRESIDENTE ALVES/SP
      25004.160053/2011-18 6.4828.0009.001-5
      PLASTICA 24 Meses
      METALICA 24 Meses
      CELULOSICA 24 Meses
      NOVOS ALIMENTOS E NOVOS INGREDIENTES 06/2017
      GUKI / BRASCON

      Excluir
  50. Parabéns pela matéria. Por acaso acabei indo parar na internet numa dessas propagandas do produto. Confesso que fiquei surpreso com o desempenho oferecido. Mas como costumo pesquisar informações adicionais, encontrei sua matéria. Um serviço, posso dizer com certeza, de utilidade pública. Passo a passo vai desmascarando esse engodo diabolicamente arquitetado para enganar a população. Obviamente abortei a ideia de compra.
    Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo seu feedback. Receber comentários como o seu me deixa muito satisfeito e realizado com o blog. Fico também feliz que tenha lhe poupado de desperdiçar seu dinheiro.

      Excluir
  51. Obrigada pelos esclarecimentos!
    Quase me rendi a tentação dos benefícios milagrosos dessa propaganda fraudulenta, mas como sou meio incrédula, resolvi pesquisar melhor e encontrei sua matéria! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que ajudei você (e tantas outras pessoas) com essa matéria. Não sabia que seria tão útil. Obrigado a você pelo seu comentário ;)

      Excluir
  52. Excelente. Um colega me mostrou a propaganda aqui, quase empolgado, e saí à pesquisa. Rapidamente chegamos aqui. SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, fico feliz que o post tenha sido útil a você. Obrigado pelos parabéns ;)

      Excluir
  53. Cara,o ser humano é um lixo mesmo. Sempre querendo se dar bem às custas do seu próximo.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns Matheus! A população só tem a te agradecer por ter se dedicado tanto para dar uma informação tão completa e importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito engrandecido em saber que considera o post tão útil. Não imaginava que alcançaria tantas pessoas.

      Excluir
  55. Primeiro achei muito estranho que muitas "pessoas", falavam bem desse produto algo que não é normal, todos os links estavam direcionados para propaganda do "medicamento" desconfiei.
    Parabéns pelo serviço de informação pública Matheus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, os posts que fazem propaganda são de revendedores comissionados. Ao clicar no link deles, você é redirecionado para a página de vendas - e, se fechar a compra, dará uma comissão de brinde ao revendedor. Obrigado pelo seu reconhecimento.

      Excluir
  56. André de Barros Gomes8 de março de 2016 21:06

    Olá... gostaria de comentar que quase fui enganado por um BANDIDO que se transveste de médico chamado Lucas Nogueira. Ele tem um "site de saúde" chamado Class Saúde, e fala que o focus X é uma fraude e o Genius X não é e é bom e sei lá mais o que.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André de Barros, o Genius X tem, na verdade, uma composição muito parecida ao Focus X. Para saber mais, copie e cole o link em seu navegador: http://www.cerebroturbinado.com/2016/05/genius-x-anvisa-instaura-investigacao.html
      Seria interessante se o doutor Lucas nos passasse o CRM dele.

      Excluir
  57. Olá... gostaria de comentar que quase fui enganado por um BANDIDO que se transveste de médico chamado Lucas Nogueira. Ele tem um "site de saúde" chamado Class Saúde, e fala que o focus X é uma fraude e o Genius X não é e é bom e sei lá mais o que.

    Não acredito que ia cair numa dessa, olha só como mente bem: http://www.classaude.com.br/genius-x-funciona

    O pior é que quando eu perguntei seu CRM, ele arrancou tudo no tal class saude que ele afirmava ser médico e deixou apenas como "especialista".

    Obrigado por manter o cerebro turbinado, estou estudando mais sobre nootropicos.

    Cumprimentos,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consultei o website. Realmente, foi criado apenas para ganhar comissões com a venda do Genius X. Obrigado pelo feedback!

      Excluir
  58. Mano preciso muito falar que comprei este produto e não havia lido nada disso antes, estou muito triste recebi hoje e achei estranha a embalagem simples demais pra um produto tao incrivel minha embalagem veio violada e nao to mais acreditando nesse produto to muito brabo aqui. Como posso processar esses vendedores. Jamais comprei algo assim mas sempre tem a primeira vez para cairmos no golpe.

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de saber se é perigoso para a saúde tomar focus x?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o produto realmente possua a composição que aparece em seu rótulo, então é possível dizer que o risco à saúde em usá-lo é desprezível. Isso porque os componentes são vitaminas e minerais - presentes amplamente em alimentos e, mais que tudo, necessários ao corpo.

      Excluir
  60. CHRYSTIAN MOREIRA
    Por favor tem jeito de publicar o conteúdo deste livro em PDF? Não tenho dinheiro para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chrystian, obrigado pelo interesse no e-book. Infelizmente, ele é uma das minhas fontes de renda e, por isso, não posso publicá-lo em PDF. No entanto, eu sempre atualizo o blog com informações livres sobre nootrópicos e melhora cognitiva. Abraço!

      Excluir
  61. Respostas
    1. Muchísimas gracias por su comentario, Enrique.

      Excluir
  62. Bom dia,

    caramba essa foi a melhor reportagem investigativa e esclarecedora que já em todos os tempo, Parabéns

    ResponderExcluir
  63. Parabéns,sua reportagem é muito boa. Eu já estava no site e quase confirmei a venda. Antes decidi ligar para farmácias perto da minha casa e verificar o preço desse produto o engraçado é que nenhuma delas tinha o produto. Desconfiei e resolvi me informar melhor, achei o o seu site que me esclareceu tudo. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, esse suplemento de fato existe, mas a venda está restrita à Internet, até onde eu saiba. Eu fico feliz que o post tenha ajudado-a a tomar uma decisão esclarecida =D

      Excluir
  64. Adorei o texto. Muito bem escrito. Trabalho de detetive excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata. Muito obrigado pelo seu comentário. É bom saber que o trabalho ficou no estilo "jornalismo investigativo"!

      Excluir
  65. Oi Matheus, excelente matéria, sempre penso em como ajudar meu filho, sempre teve dificuldades no aprendizado, tomou ritalina muitos anos que por fim não fazia mais diferença, fiquei bem curiosa quando li o anuncio do Focu X / Genio X, que estava vinculado (na lateral) ao site do e-mail, li toda a reportagem, mas achei estranho pois quando clicava nos links dos vídeos e depoimentos aparecia a página para comprar o produto, foi quando comecei a pesquisar para me aprofundar até que ponto realmente isso era real, afinal iria dar para o meu filho de 15 anos, que o diagnóstico dele é TDAH, mas ligado a défict de atenção. Se souber de algo que pode me ajudar, já li e conversei com o Neuro dele, que é falta de vitamina, ele receitou Gaballon e Vitamineral, o Gaballon ele está usando, porém não sei dizer se está ajudando, pois ele foi estudar em um internato que fica a semana toda lá e tbm começou a tomar nesse ano. E o vitamineral fui praticamente em todas as farmácias da cidade e não encontrei. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh, fico feliz em saber que o post lhe ajudou. Sobre o Vitaminerals, há muitos produtos com a composição muito parecida, conferindo um amplo espectro de vitaminas e minerais. Caso não encontre o suplemento, converse com um médico para que ele prescreva outro de composição similar.

      O Gaballon tem GABA, um neurotransmissor que deprime o sistema nervoso central, tendo efeito calmante. Infelizmente, o GABA, quando suplementado, não exerce muitos efeitos fisiológicos por sua dificuldade em cruzar a barreira que divide o sangue do cérebro.

      Já a lisina, outro ingrediente da formulação Gaballon, é um aminoácido, encontrada em muitos alimentos ricos em proteína. Deve ser ingerida diariamente (via suplementos ou alimentos), pois o corpo não consegue produzi-la. Além de beneficiar o sistema imunológico (ela é até recomendada em pessoas suscetíveis à herpes), a lisina também atua na recuperação do tecido muscular - daí, é um suplemento comum entre atletas, em especial em combinação com outros aminoácido. A lisina pode ser convertida em carnitina, que, por sua vez, participa do metabolismo de ácidos graxos (esses são compostos frutos da quebra das gorduras). Em suma, a lisina é importante para todo o corpo. Eu suspeito de que a quantidade presente no Gaballon seja muito pequena. Por exemplo, segundo o "Mundo Boa Forma", 387 gramas de bife de carne de vaca grelhada conferem 9 gramas de lisina. A quantidade presente no Gaballon é de 50 miligramas por comprimido (e 4 a 8 comprimidos por dia são recomendados pela bula). Carnes e laticínios contém quantidades muito maiores desse suplemento. Desse modo, eu diria que o Gaballon contribuiria pouco para a ingestão diária do aminoácido.

      Ainda, o Gaballon contém vitaminas do complexo B - vitamina B1 e B5, que auxiliam na construção de acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na memorização e aprendizado; e vitamina B6, que participa da síntese de dopamina (em geral, o neurotransmissor deficiente em indivíduos com TDAH). As vitaminas do complexo B também são importantes para a produção de energia nas células, direta ou indiretamente.

      Excluir
    2. (Continuação)
      Uma opção muito superior ao Gaballon, em minha modesta e não-médica opinião, é o Forten. Esse também trata-se de um suplemento em sua natureza de vitamina e aminoácidos; mas creio que seja oficialmente um medicamento (portanto, deve ser prescrito, de acordo com a avaliação do neurologista). O Forten possui arginina, um aminoácido que demonstra alguns benefícios contra o cansaço físico e mental. De novo, até aqui, há o mesmo problema do Gaballon: a quantidade desse ingrediente é pequena. Por exemplo, o suplemento Targifor C tem 10 vezes mais arginina que o Forten.

      No entanto, o Forten possui fosfoserina em quantidades moderadas. A fosfoserina é uma versão "melhorada" do suplemento fosfatidilserina - este, por sua vez, um suplemento capaz de "melhorar a performance mental em crianças que sofrem de TDAH" (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23495677) - com benefícios à atenção, impulsividade e algumas modalidades da memória. O uso em adolescentes e adultos sem TDAH também demonstra benefícios similares na literatura. A fosfoserina, presente no Forten, é mais biodisponível e bioativa que a fosfatidilserina.

      O suplemento Forten também possui treonina (em forma fosforilada) e glutamina, dois aminoácidos - o último em dose muito baixa no Forten; e a vitamina B12, que está envolvida numa série de reações químicas - sendo sua ingestão diária fundamental ao corpo. A deficiência de vitamina B12 impacta negativamente as funções cognitivas. Por fim, há também triptofano que, indiretamente, atua como precursor de serotonina (neurotransmissor que regula o sono, humor e participa de processos de memorização). A dose de triptofano é menor que a presente em muitos alimentos proteicos - de modo a ser, acredito, questionável, o benefício terapêutico de uma posologia tão baixa. Visto isso, eu atribuiria os principais benefícios do Forten à fosfoserina e à vitamina B12.

      Além do Forten, é possível também conversar com o neurologista a respeito da inclusão de suplementos específicos - nomeadamente, ômega 3 (EPA/DHA) - que demonstra benefícios em longo prazo em alguns ensaios clínicos com pessoas com TDAH zinco (na forma de zinco quelato) - que, em um único estudo, demonstrou melhorar a eficiência do metilfenidato [Ritalina], sendo uma deficiência mineral comum; magnésio (na forma de glicinato de magnésio), que é importante para o sistema nervoso e, acredita-se, é um dos minerais mais carentes na alimentação ocidental. Suplementos de ferro também demonstram interferir positivamente nos sintomas de TDAH em literatura preliminar.

      Todas essas opções demonstram algum benefício na literatura científica e podem ser discutidas com o neurologista - devendo ser usadas somente com a autorização desse profissional.

      Excluir
  66. Eluana Assumpção7 de abril de 2016 12:19

    Eu já estava acreditando em tudo o que li naquele site falso!
    Ainda bem que sempre tenho o hábito de pesquisar na internet quando leio algo que me interessa, não compartilho nada sem antes fazer uma pesquisa, e fico muito feliz em ter encontrado sua matéria. Parabéns, excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, é sempre importante pesquisar em várias fontes antes de tomar uma decisão como a compra de um suplemento. Fico feliz em ter ajudado!

      Excluir
  67. Excelente matéria, muito aprofundada, argumentos precisos e verídicos.
    Isso é um verdadeiro serviço a sociedade, e deveria ter maior visibilidade.
    Em nome dos céticos, como eu, que não acreditam de cara em qualquer coisa que vêem na internet, venho agradecer o seu empenho em provar a verdade.
    Muito obrigado. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, fico muito feliz com o seu reconhecimento e em ler suas palavras sobre o meu artigo. Obrigado a você pelo seu feedback. Saudações!

      Excluir
  68. Obrigado pelas informações! Eu cai essa, como posso fazer pra reverter e deixar de pagar as parcelas no meu cartão de credito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, consulte a política de devolução da empresa.

      Excluir
  69. infelizmente eu pesquisei e não encontrei respostas, a não ser hoje, meu focus esta a caminho :(

    vou recusar e denunciar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, espero que tenha tido sucesso na devolução do seu suplemento.

      Excluir
  70. Caramba, você é um detetive kkkkk.
    vai direto na fonte, esclarece todos os pontos.
    parabéns por nos fazer mais felizes com as suas informaçoes!
    Geniux ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, sou eu que fico feliz com o comentário! Mais informações sobre o suplemento Genius X no link: http://www.cerebroturbinado.com/2016/05/genius-x-anvisa-instaura-investigacao.html

      Excluir
  71. ótimo artigo! Ganhei um Focus-x e fui direto pra tabela. Percebi que trata-se de um suplemento vítamínico limitado a algumas vitaminas do complexo B. Não sei se devo continuar tomando, visto que a Anvisa dispensa registro essa categoria de produtos, afinal, o suplemento que geralmente tomo, fabricado por um laboratório famoso, também não é passível de registro! Parabéns pela qualidade da explanação! Precisamos de conteúdo assim na net!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é muito bom receber todo esse reconhecimento dos leitores e saber que meu artigo é de qualidade.
      De fato, suplementos são dispensados de registro. Em alguns casos, porém, composições com vitaminas e minerais são registradas como medicamento (quando a composição alega uma indicação terapêutica). Em geral, esses suplementos também possuem vitaminas e minerais em dosagem maior que a IDR (Ingestão Diária Recomendada) e/ou associam seus ingredientes com fitoterápicos, como o ginseng ou guaraná.

      Excluir
  72. Parabéns Matheus... excelente post, me ajudou a esclarecer as coisas! Acho que todos aqui querem ter uma inteligência acima da média e uma memória RAM de 50GB kkkk :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, obrigado pelo comentário! Espero ajudar os leitores a atingirem uma "inteligência" maior.

      Excluir
  73. Que pena, já cai no golpe, comprei ontem, só vi comentários hoje.
    A sede por uma mente renovada,me deixou mas anciosa, deveria ter pesquisado antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, consulte a empresa para averiguar a política de devolução. O consumidor tem direito de arrependimento. Boa sorte!

      Excluir
  74. Olá fui mais uma que cai no conto de fadas do Focus x, ainda não recebi o produto, mas mesmo antes de ler aqui, ja tinha pedido o cancelamento da compra, eles me disseram que qdo o produto chegar é pra fazer a devolução alguém ja devolveu para me informar, se eles devolvem o dinheiro que você pagou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli Cristian, espero que tenha sido bem-sucedida a sua devolução. O direito ao arrependimento é assegurado aos consumidores.

      Excluir
  75. Parabéns pela matéria Matheus, com certeza livrou muita gente de cair nesse golpe, além de mim. Rs Estava a muito tempo procurando algo do tipo. O que tem de confiável que você pode me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evellyn Reis, fatores como alimentação, estresse, sono e exercícios físicos tem um impacto enorme no desempenho mental. Além disso, a classe de medicamentos conhecida como "nootrópicos" é voltada para o melhoramento das funções cognitivas - o uso deve ser orientado pelo médico. Mais sobre o tema no meu livro, o Turbine Seu Cérebro.

      Excluir
  76. Incrível! Muito bom mesmo o post!
    Quase cheguei a comprar. Ainda bem que vi antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, fico feliz em tê-la ajudado. Grato pelo seu comentário!

      Excluir
  77. Um dia eu pergunto a quem anuncia está merda onde estão as publicações científicas que comprovam essas afirmações maravilhosas.

    Será que me responderão? :o)

    ResponderExcluir
  78. Ola Mateus meu nome é Helena e sou medica em Brasilia, atualmentematendo num posto de saúde e faço ps. Vc já utilizou quaisquer desses nootropicos para a finalidade da qual se destinam? Obteve bons resultados? Pretendo utilizar para melhorar a minha cognição pois no final do ano estarei prestando provas de residência médica e estou em ritmo intenso de estudos... qualquer coisa pode conversar comigo no helena.lapa@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Prezado Mateus, antes de mais nada, parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa e disponibilidade de informações ao grande público. Estou tomando o triptofano e tanto eu como meu marido tivemos uma melhora geral tanto em diminuição do stress, melhora de humor, melhora de sono e disposição. Porém, gostaria de tomar o Intelimax. Procurei no seu blog alguma coisa falando especificamente sobre esse e não encontrei, vc poderia fazer um post falando se esse Intelimax é furada? A composição dele é:
    Biotina
    Ácido fólico
    Cálcio
    Potássio
    Magnésio
    Selênio
    Zinco
    Vitaminas A, C, D, B1, E, K

    Meu objetivo é melhora de cognição, melhora de memória e disposição física.

    Grata e muito sucesso para você!!!!

    ResponderExcluir
  80. MOROSIL

    R$ 120,00

    O Morosil® é um produto manipulado que faz sucesso entre pessoas que buscam melhor qualidade de vida e ganhos estéticos. Trata-se de um suplemento alimentar feito a partir do extrato seco do suco de laranjas Moro. Esse suplemento alimentar auxilia no emagrecimento e redução de medidas, sobretudo na região do abdômen, onde o produto atua com maior eficácia, diminuindo consideravelmente células de gordura, devido à promoção da redução do acúmulo de lipídeos no organismo. Além disso, o Morosil® pode ser utilizado para melhorar a qualidade da pele, por conta da concentração elevada de vitamina C e ácidos hidroxicinâmicos que possui, substâncias que têm ação antioxidante e previnem o envelhecimento precoce da tez.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/morosil.html

    ResponderExcluir
  81. Parece que substituiram o nome Focus-X por OptiMemory e a embalagem, mas a ideia geral é a mesma...

    ResponderExcluir
  82. Deus abençoe Dr. Uroko por sua obra maravilhosa na minha vida, eu fui diagnosticado de HERPES desde 2012 e eu estava tomando minha medicação, eu não estava satisfeito que eu precisava para obter o HERPES fora do meu sistema, eu procurei sobre algum possível cura para HERPES eu vi um comentário sobre o Dr. Uroko, como ele curado HERPES com sua fitoterapia, entrei em contato com ele e ele me guiou. Eu pedi soluções, ele começou o remédio para a minha saúde, ele me enviou o medicamento através de UPS VELOCIDADE POST. Tomei o medicamento como prescrito por ele e 14 dias mais tarde eu estava curado de HERPES, Dr.uroko realmente você é grande, você precisa de sua ajuda também? Por que você não entrar em contato com ele através de: drurokospellcaster@gmail.com ou ligue para + 2347059352550
    obrigado

    ResponderExcluir
  83. Parabéns pelo post, essas informações deveriam ser compartilhada ao máximo; pois hoje é grande a "mal mídia" divulgar vários produtos e até mesmo placebos com a propagando de ser remédios milagrosas. O que vemos é uma serie de suplementos vitamínicos encapsulados tendo um alto marketing envolvido para enganar o consumidor, onde a maioria desses suplementos podem ser adquiridos através de uma boa alimentação e qualidade de vida. Fiquem atentos não existe milagres ao não ser uma boa qualidade de vida com frutas, legumes, verduras, tubérculos e execícios físicos. Suplemento não é medicamento, um simples suplemento de Vitamina C por exemplo pode ser substituído por tomar um copo de suco de laranja; fica a dica dentre outros...

    ResponderExcluir
  84. Boa noite Matheus Pereira. Pois é acabei sendo iludido , enganado com essa farsa, é muito difícil essa situação de ser enganado, se possível manda algum email para esse:mssena2014@outloouk.com ,sobre o seu livro, desde já agradeço , muito boa a sua disposição de investigador.

    ResponderExcluir
  85. ACTIVATE HD
    R$ 116,99

    Activate HD Pré-Workout é um suplemento pré-treino para atletas que combina várias substâncias que estimulam a produção de óxido nítrico, podendo aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos utilizados na atividade física, proporcionando o aumento na performance.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/suplementos/activate-hd.html

    ResponderExcluir