sábado, 29 de julho de 2017

Cientistas descobrem que erva indiana aumenta a memória em 53%


Imagine se você conseguisse armazenar mais informações em seu cérebro. Se aquilo que você leu e estudou se consolidasse no seu "HD" mental - e você pudesse resgatar aqueles conhecimentos com grande facilidade? Aumentar de modo significativo a memória parece coisa de ficção científica. Mas há substâncias de fato capazes de fazer isso.

Uma delas é uma planta oriunda da Índia chamada Bacopa monnieri. Não trata-se de nenhum modismo: a Bacopa já é usada há séculos. Na medicina tradicional do Oriente, ela é chamada de Brahmi e há mais de 2000 anos é empregada para tratar sintomas cognitivos relacionados ao envelhecimento, como esquecimento, dificuldade de raciocínio e problemas de concentração.

Mas não é só isso: os orientais também usam a Bacopa como um tônico cerebral - para aumentar o intelecto mesmo em pessoas saudáveis. Conhecida como um "acelerador neuronal", reportagens da Índia contam que a Bacopa é usada pelo campeão de xadrez Vishwwanathan Anand e pelo primeiro-ministro indiano Inder K. Gujral.

"Basicamente, a Bacopa melhora a memória de modo substancional de seis a oito semanas", disse certa vez o então ministro indiano da Ciência e Tecnologia, Yogendra K. Alagh, que, brincando (ou não), "prescreveu" a Bacopa para todos os membros do parlamento.

O que diz a ciência

Mas será apenas um mito popular - uma planta folclórica capaz de deixá-lo mais "inteligente"? A ciência confirma, em inúmeros trabalhos, que a Bacopa monnieri de fato exerce efeito melhorador no desempenho do cérebro.

Um estudo bem recente, feito no ano passado, chama a atenção. Cientistas dos Estados Unidos  eda Índia avaliaram os efeitos do uso da Bacopa em estudantes de Medicina - um grupo avaliado no estudo como já dotado de "alto nível intelectual". Os estudantes foram divididos em dois grupos, aleatoriamente: um recebeu placebo e o outro 150 mg de Bacopa, duas vezes por dia (num total de 300 mg).

Antes de tudo, todos passaram por testes que avaliavam a memória, concentração e outros aspectos da cognição. Seis semanas depois, os dois grupos foram avaliados novamente. A pontuação em um teste neuropsicológico que exigia concentração e capacidade de inibir estímulos distratores melhorou de modo significativo com o uso da Bacopa. As análises estatísticas avaliaram que isso não foi por sorte ou acaso - ou seja, a Bacopa realmente produziu esse efeito.

Impressionante, não? Mas não é só isso: a Bacopa também produziu efeito substancial em testes de memória lógica. Nesse exame, uma narrativa era contada aos estudantes. Em seguida, eles tinham que relembrar os detalhes da história. O desempenho nessa tarefa foi significativamente maior após o uso da Bacopa - em média, os estudantes tiveram pontuação 53% maior.

Ou seja: a planta aumentou a capacidade de reter informações e recordá-las imediatamente (lembrança imediata). A capacidade de concentração e de aprendizado verbal foram ampliadas - mesmo nessas pessoas com funções cognitivas já bem elevadas. Novamente, o resultado alcança significância estatística - o que implica que não foi ao acaso e, sim, por ação da planta.

Onde comprar?
A Bacopa está disponível no Brasil com o nome de Cognitus, sob prescrição médica. Clique aqui para saber mais.

Aumente o poder do seu cérebro!


Além da Bacopa, existem muitas outras substâncias capazes de aumentar o poder do cérebro - elas são conhecidas como nootrópicos. Falo deles no meu livro digital, o Turbine Seu Cérebro.

O propósito dos nootrópicos é preservar e proteger o cérebro e, ao mesmo tempo, melhorar funções como concentração, memória, aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas, planejamento, fadiga, motivação e bem-estar.

Eu investigo - tanto quanto à ciência quanto por meio de experiências pessoais - a eficiência e a segurança dos nootrópicos, no Turbine Seu Cérebro. Além de contar os efeitos que eu tive ao usar nootrópicos, eu também revelo se eles tem comprovação científica ou não. Tudo isso numa linguagem muito agradável e de fácil entendimento.

Além disso, é claro, hábitos de vida que influenciam a capacidade do seu cérebro - alimentação, exercício físico e qualidade de sono são abordados. Você poderá descobrir os vários nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

Clique aqui para saber mais sobre o e-book e aprender a como turbinar o seu cérebro!

7 comentários:

  1. gostei.....vou falar para meu médico , geriatra

    ResponderExcluir
  2. http://www.bpure.net/nootropic.html

    ResponderExcluir
  3. Matheus,

    Parabéns pelo seu blog! Está cada vez melhor!
    Sobre a literatura abordando os nootrópicos, além do seu excelente livro, não encontrei nenhum título brasileiro sobre o assunto.
    Contudo, pesquisando na internet, encontrei os seguintes livros em língua inglesa:

    THE EVERYTHING GUIDE TO NOOTROPICS
    Autor: EVAN BRAND

    NOOTROPICS AND SMART DRUGS
    Autor: JAY SIVA

    COMPLETE BIBLE OF NOOTROPICS AND COGNITIVE ENHANCERS
    Autor: MITCHELL GILLILAND

    AN INTRODUCTION TO NOOTROPICS
    Autor: MIKE MWAPE

    Você já leu ou tem conhecimento desses títulos? Quais deles você recomendaria?
    Fica a sugestão para que uma das suas postagens seja justamente sobre livros referentes ao assunto, uma vez que, no Brasil, acredito que tenhamos somente a sua obra.

    Grato pela atenção,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre importo suplementos pelo site evitamins. É 100% garantido, entrega rápida e super qualidade.
    Pelo link abaixo você ganha desconto na 1a compra. Recomendo.
    https://www.evitamins.com/br/?ref=1554177

    ResponderExcluir
  6. Dica de ouro: O excelente site evitamins está oferecendo belos descontos pelo link abaixo:
    https://www.evitamins.com/br/?ref=1554177

    É o melhor site pra comprar vitaminas e suplementos dos Estados Unidos. Sempre compro deles.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada por utilizar parte do seu tempo para disponibilizar informações tão interessantes e de maneira honesta. Sou mãe de criança pequena, dona-de-casa, casada, estudo para concursos, pós-graduanda, vou começar a trabalhar 'fora'. A mente está cansada e acelerada, sofro com constante falta de atenção e esquecimento. Enfim, sei que o recomendado é procurar um médico, mas de imediato vou recorrer a um fitoterápico. O Bacoba monnieri deve ser tomado sozinho ou funciona melhor em conjunto com algum outro, como Rhodiola rosea, Ginkgo biloba, omega 3, etc?

    ResponderExcluir